Florescer
Uma linha que aborda temas inovadores, com o intuito de descomplicar a maneira como as crianças lidam com os desafios do crescimento. Cada jogo tem como objetivo desenvolver e treinar principalmente uma habilidade de vida, permitindo que a criança enfrente esses desafios de forma positiva.
Nós da Brincadeira de Criança analisamos estudos sobre as necessidades das novas gerações. A partir disso, criamos essa linha de jogos abordando temas inovadores, com o intuito de descomplicar a maneira como as crianças lidam com os desafios do crescimento.
A Florescer aborda a educação desde a primeira infância, trabalhando conceitos psicoeducativos, que influenciam diretamente na formação de suas crenças e valores, além de ensinar as crianças a terem mais capacidade de expressar seus gostos, habilidades e talentos. Sendo assim, crianças que exercitam as dez habilidades de vida têm o que é preciso para se tornarem mais felizes e autoconfiantes à medida que crescem.
O que são habilidades de vida?
As habilidades de vida são habilidades pessoais e relacionais que toda criança deve desenvolver para viver uma vida de qualidade e deixar emergir seu potencial, que também influenciam diretamente na formação de seus valores. Elas foram representadas nessa linha de jogos por meio de uma árvore com flores coloridas que simbolizam crescimento, desenvolvimento e vida, retratados com leveza e criatividade. Veja a seguir quais são as dez habilidades de vida e suas definições:
- Gestão das emoções: Capacidade de reconhecer as próprias emoções, tomar consciência de quanto elas influenciam o comportamento e como manejá-las adequadamente.
- Comunicação efetiva: Significa expressar assertivamente as opiniões, os sentimentos, as necessidades e os desejos.
- Resolução de problemas: É a habilidade de enfrentar construtivamente as situações adversas, utilizando capacidades pessoais e recursos do meio.
- Tomadas de decisão: É a habilidade que permite analisar os benefícios, riscos e consequências de uma situação, e a partir disso fazer uma escolha.
- Pensamento crítico: É a capacidade de análise dos fatos, experiências, comentários ou situações com o objetivo de formar uma opinião própria.
- Relacionamentos eficazes: É a habilidade para fazer, manter, aprofundar e terminar relacionamentos.
- Gestão do estresse: Reconhecer as fontes de estresse e identificar as ações para reduzi-las ou eliminá-las.
- Empatia e sensibilidade: É a capacidade de se colocar no lugar do outro, imaginando como este se sente, procurando compreender e não julgar.
- Pensamento criativo: É a capacidade de explorar alternativas disponíveis.
- Autoconhecimento: É a capacidade de reconhecimento que cada indivíduo tem de si mesmo.